Distúrbio ou Disfunção da ATM ou Disfunção Têmporo-Mandibular (DTM) são termos usados para descrever vários sintomas que envolvem a ATM e as estruturas relacionadas a ela.

A ATM (articulação Têmporo-Mandibular) é uma das mais complexas e refinadas articulações do corpo humano, sendo responsável não só pela mastigação, como também pela fala e deglutição. Está localizada a alguns centímetros anterior dos ouvidos e é formada por dois ossos – a mandíbula (maxilar inferior) e o temporal (osso do crânio), seu funcionamento está associado a ossos, músculos, ligamentos e dentes.

Aproximadamente 60% da população mundial sofrem de alguma disfunção nesta articulação, é comum as pessoas que, equivocadamente, consultam neurologistas, otorrinos e até psiquiatras para curar suas dores generalizadas de cabeça e, só depois de muita procura, acabam descobrindo que seu caso só pode ser resolvido por um dentista.

Os sintomas que os distúrbios da ATM podem apresentar são variados: dores na ATM, dor facial, dor ao redor do ouvido, dores de cabeça, sensação de ardência no nariz, garganta e língua, rigidez e inchaço na ATM, mastigação dolorida, estalos e crepitação ao fechar e abrir a boca, pressão e zumbido nos ouvidos, perda de audição, dores no pescoço e ombros, além de desordens emocionais como irritabilidade, depressão e estresse. Outro sinal que pode indicar uma disfunção na ATM é a redução da amplitude da abertura da boca que deve ser de 3 dedos (4,5 cm) aproximadamente.

Se colocar os dedos indicadores bem a frente dos ouvidos, abrir e fechar a boca é possível perceber o movimento das articulações de cada lado da cabeça.

 

Saiba mais…
» Bruxismo: O ato de ranger os dentes e suas conseqüências.