Clinicamente a Implantodontia é a especialidade responsável pela colocação de implantes nos ossos maxilares para a substituição de dentes perdidos e tem por finalidade restabelecer a função mastigatória e estética, preservação óssea, melhorar a fonética, prevenir doenças gengivais e manter a estabilidade dos dentes vizinhos.

O Implante Dental é um parafuso de titânio (metal nobre) que tem a função de substituir a raiz do dente. Esse parafuso irá se integrar ao osso e segurar a prótese (dente), devolvendo 90% da mastigação normal de um dente, tem como vantagem a manutenção do volume ósseo, não é necessário desgaste de dentes vizinhos, além de facilitar a higienização.

O índice de sucesso nos tratamentos com implantes dentários varia de 90% a 100%, dependendo das condições locais e gerais do paciente. É indicado para todas as pessoas que já saíram da fase de crescimento.

O implante dentário é constituído de duas fases:

Cirúrgica – colocação do parafuso de titânio no osso.

Protética – colocação da prótese sobre o parafuso.

Após a colocação cirurgica dos pinos de titânio “implantes dentários” aguarda-se um prazo variável de 3 a 6 meses para que ocorra sua “fixação” no osso, depois desse período pode ser colocado com segurança a prótese sobre este implante. Em casos especiais é possível fazer a chamada carga imediata, ou seja, imediatamente após a colocação do implante, já se faz a instalação da prótese.

Possuímos também a técnica utilizando o enxerto ósseo, esse procedimento é feito muitas vezes na mesma cirurgia da instalação do pino de titânio. E, quais os benefícios? Melhora na cicatrização e diminuição considerável do tempo de espera para a fixação do implante e a formação óssea.

Saiba mais:
» Overdenture: Uma dentatura com maior estabilidade
» Prótese protocolo: Conheça uma nova forma de reabilitação fixa que substitui dentadura