Os selantes são materiais resinosos que possuem flúor na sua composição, são aplicados nas rugosidades das superfícies dos dentes posteriores (pré-molares e molares) tornando mais lisas essas superfícies, desta forma facilita a escovação, promove a proteção e o fortalecimento do esmalte dos dentes com a liberação do flúor.

POR QUE OS SELANTES SÃO NECESSÁRIOS?

Os dentes posteriores, os quais usamos para triturar os alimentos, possuem fissuras e fóssulas, que são pequenas ranhuras e depressões, onde os restos alimentares e placa bacteriana ficam retidos.

As pontas das cerdas de uma escova de dente é muito larga para poder alcançar o fundo desses sulcos e fissuras, assim sendo elas não conseguem limpar essas áreas. Os selantes formam uma película protetora nos dentes impedindo o acúmulo de restos alimentares e da placa bacteriana, somando a isso tem o importante efeito fortificador do flúor no esmalte, diminuindo, assim, o risco de cárie.

QUANDO DEVE SER APLICADO E EXISTE INCONVENIENTE?

Os selantes devem ser aplicados assim que os dentinhos de leite e permanente posteriores surgirem na boca.

Não existe nenhum inconveniente, apenas devem ser aplicados em dentes hígidos.

OS SELANTES NECESSITAM SER REAPLICADO?

Sim. Porque, durante a mastigação, irá ocorrer um desgaste natural dessa película protetora e, por isso, para manter o efeito protetor, há necessidade de fazer a verificação periódica durante as visitas de retorno ao dentista o qual determinará se a reaplicação é necessária.

Veja a  importância do selante